28

abr

Aliança de casamento ou anel de noivado? Aprenda definitivamente a diferença

Escolher o anel para fazer o Pedido de Casamento é um trabalho difícil. Dentre tantas opções, como saber qual o certo? Além disso, com o costume do anel de noivado ficando cada vez mais forte no Brasil, muitos homens acabam ficando confusos sobre o que é o que. Afinal, qual a diferença do anel de noivado para a aliança de casamento?

Vamos por partes

 

Hoje existem dois tipos de anéis que podem ser usados na hora de pedir a mão daquela pessoa especial em casamento. O mais comum no Brasil é comprar uma aliança só, de ouro, a mesma que será usada após o casamento. A aliança de casamento. Durante o noivado os noivos usam a aliança  na mão direita, trocando ela para a mão esquerda durante o casamento.

A tradição do anel de noivado é mais comum na Europa e nos Estados Unidos. Mas, tem se tornado cada vez mais usada no Brasil. De acordo com essa tradição o pedido de casamento é feito com um anel de noivado, normalmente um solitário, que é dado para a mulher no momento do pedido. Somente ela usa o anel durante o período de noivado na mão esquerda. Para o casamento são compradas outras alianças,as tradicionais de ouro, que serão usadas na mão esquerda após o casamento. As alianças de casamento. No dia do casamento, o anel de noivado pode ser usado junto a aliança, no anelar da mão esquerda. Ou a noiva pode optar por passar o anel de noivado para o dedo anelar da mão direita. Lembrando que talvez o anel precise de algum ajuste de tamanho ao ser trocado de uma mão para a outra.

Decidindo entre o anel de noivado e a aliança de casamento

Escolher entre as duas tradições é algo totalmente pessoal. Fica a critério do que a futura noiva sonha e também das condições financeiras do futuro noivo. Nos Estados Unidos, existe um conceito de que o valor do anel de noivado deveria ser equivalente a um ou dois salários do noivo. Embora a ideia pareça absurda para os costumes brasileiros, ainda é uma tradição muito forte em outros países.

A dica que daríamos é de investir no anel de noivado apenas se for realmente um sonho já manifestado pela futura noiva. Se não for o caso seguir a tradição brasileira, comprando as alianças de ouro, é mais barato e até mais seguro de que vai agradar. Já que utilizando o anel de noivado o noivo fica isento de usar a aliança durante o período do noivado. O que ainda deixa algumas noivas brasileiras apreensivas.

Dica: leve sua namorada para um passeio no shopping. Passe discretamente pela vitrine de alguma joalheria, olhe os anéis e observe o que ela manifesta. Assim vai ficar mais fácil perceber com qual das tradições ela sonha e você já vai ter algumas dicas do tipo de anel que ela gostaria.

Ficou alguma dúvida? Não consegue decidir qual tradição seguir? Não sabe qual pedra escolher para o anel de noivado? Fale com a gente! Vai ser um prazer te ajudar!

Foto: Aliança Mon & Anel de Noivado Solitaire ( Poésie)

Voltar

Deixe um comentário

*