10

dez

Preciso falar com o pai dela antes de pedir ela em casamento?

Legalmente e formalmente não existe a obrigação de falar primeiro com o pai dela.

Muitas das antigas tradições de casamento hoje já não são mais obrigatórias. Essa é uma delas. Antigamente para que a mulher pudesse se casar era necessário que o pai dela permitisse. Era preciso falar primeiro com o pai dela. Até porque muitas vezes os casamentos eram acordos de negócios realizados entre as famílias dos noivos. Além disso, era tradição que a família da noiva pagasse um dote para família do noivo, como um pagamento adiantado por todos os gastos que o futuro marido teria com ela.

Hoje em dia a realidade já é bem diferente. Entre os diferentes tipos de relacionamento existentes nem sempre é o homem quem pede a mão da noiva em casamento. Entretanto, não deixa de ser uma forma de consideração comunicar aos pais antes de tomar essa decisão.

Claro que isso também vai depender da sua relação com a família dela. E, mesmo da relação dela com a sua própria família. Se não possuem uma boa relação, ou sabe que não aprovariam o casamento não teria porque se desgastar buscando a aprovação.

Entenda que não existe uma regra rígida, adapte a situação para o seu relacionamento.

Pensando o que ela gostaria que você fizesse, ou, se fosse o contrario, como eu gostaria que ele agisse. Enquanto para algumas mulheres poderia parecer até mesmo sexista falar com o pai dela primeiro. Para outras pode ser um sonho, uma demonstração de respeito à família dela.

Outro aspecto é que se a sua ideia de pedido de casamento demandar a ajuda de pessoas próximas a ela será natural contar com a ajuda da família, o que implicaria nesse caso ter que conversar com eles antes.

Se concluir que para o seu relacionamento caberia sim fazer o pedido aos pais primeiro o indicado é que marque previamente essa conversa, até para não correr o risco de o outro estar em casa no momento. Não há necessidade de ser algo formal, ou mesmo algo demorado, apenas exponha o que esta realmente sentindo e diga que considera importante a aprovação dele(s) antes de falar com a outra pessoa.  Conquistado o primeiro sim você pode então começar a organizar passo a passo pra o próximo e mais importante sim! Boa sorte!

Conte com a gente se precisar de dicas para falar com ele.

Voltar

Deixe um comentário

*