Qual diferença do pedido de casamento e o pedido de noivado?

Afinal qual a diferença entre o pedido de casamento e o pedido de noivado? São mesmo duas coisas diferentes?

A diferença entre o pedido de casamento e o pedido de noivado é nenhuma. Sim, são exatamente a mesma coisa. 

Mas, então porque existe essa confusão?

Algumas pessoas se confundem pensado serem duas ocasiões diferentes quando na verdade são a mesma coisa.Afinal, a diferença entre os dois é somente o “tempo que duram”. O pedido de casamento é o momento em que a pergunta “casa comigo?” é feita. Independente da forma como o pedido acontecer.

Ou seja, independente se foi uma surpresa planejada por meses ou se a pergunta foi feita em um festa organizada em conjunto pelo casal, sem o elemento surpresa. O momento em que o, então namorado (a) faz ao seu amor a pergunta “quer casa comigo?” e entrega as alianças. Esse é o momento do pedido de casamento. O pedido de casamento “acaba” depois que a pergunta é feita e, esperamos, o sim é ouvido.

Já o noivado nada mais é do que o período após a decisão do casal de se casar.

Esse período pode ser curto ou longo dependendo da data que o casal pensa em se casar. E, mesmo que o casal ainda não tenha definido a data do casamento, a partir do momento que tomam essa decisão eles estão noivos. 

Nem todo noivado tem pedido de casamento! As vezes existe apenas uma formalização entre o casal que, por exemplo, já moram juntos ou marcaram a data do casamento e, partir de um determinado momento decidem em conjunto que estão noivos oficializando com as alianças, ou anel de noivado. Podendo também ter uma festa para oficializando a decisão.

Temos um outro post explicando um pouco mais t sobre o que é a festa de noivado, caso esteja pensando em fazer uma:


O Que É O Noivado? A Festa De Noivado? E O Pedido De Casamento?

E, também um outro post explicando a diferença entre o anel de noivado e as alianças de casamento. Dúvida também bem comum:

Aliança De Casamento Vs Anel De Noivado? Aprenda Definitivamente A Diferença

Portanto, frente ao que falamos, não é correto o “quer noivar comigo?”, que já vi algumas pessoas se confundirem por aí e até pedidos de casamento usando essa frase. Já que o casal só se torna noivo após a decisão de se casarem.

Assim, o “quer noivar comigo” não é mesmo “sério”do que o casa comigo. Já ouvi algumas pessoas dizerem isso também. Os dois pressupõem a vontade do casal em se casar e representam a mesma coisa. Independente de quando será marcado o casamento. Seja para daqui dois anos, quando as chaves do apartamento novo forem entregues, ou daqui um mês com tempo apenas para regularizarem tudo no cartório. 

A importância de surpreender

foto de pedido de noivado/casamento
Pedido de Noivado no Rio de Janeiro com participação da família

Além disso, claro que sendo um momento tão importante. Que ficará marcado para sempre a vida do casal, é sempre mais especial se você surpreende o outro com um pedido de casamento que vai deixar claro para o seu amor o quanto o considera especial.

Eu digo que o mais bonito na surpresa do pedido de casamento não é o outro estar fazendo aquilo para conseguir a “aprovação”, mas sim quando, mesmo sabendo a resposta do outro, você se esforça em surpreender. 

Afinal, o frio na barriga não é do medo do não e sim da emoção de estar fazendo algo especial para quem se ama. E isso deixa o pedido de casamento tão especial. 

Portanto, a desculpa de que já estão de casamento marcado e o pedido seria “só para oficializar” também cai por terra com esse argumento. Inclusive o meu pedido de casamento surpresa foi feito após marcarmos a data do casamento. E, afirmo com toda certeza que isso não deixou ele menos especial.

Falo, por experiencia própria, que o pedido de casamento surpresa traz uma segurança enorme ao relacionamento. E ajuda a fortalecer ele. Se tornando ainda mais especial com o passar do tempo. 

Acima de tudo, vale a pena se dedicar para torná-lo realmente especial.

Vou deixar aqui o video do meu pedido. Que para mim foi o mais lindo do mundo. Sem dúvida:

Se convenceu da importância de criar esse momento para vocês? Então vem conversar comigo.

Já conhece a nossa assessoria para criação de pedidos de casamento?

Será um prazer fazer parte da sua história!

Muitas dúvidas para fazer o pedido, certo?

Qual a data e local certos?

O que falar na hora do pedido?

Anel de noivado ou aliança de casamento?

Como saber o momento ideal para o pedido?

Todas elas respondidas em um só lugar

Anel casamento

Planeje o seu pedido de casamento dos sonhos.

Faça desse momento, leve, surpreendente e inesquececível.

O que achou desse conteúdo?

conte nos comentários